Técnicos do estado de Rondônia acompanharam, na noite desta quinta-feira, uma das equipes da Operação Lei Seca, do Governo do Rio de Janeiro. O objetivo da equipe é ver de perto como funciona o programa responsável pela grande redução de vítimas de acidentes de trânsito.

Os representantes do estado do norte do país acompanharam o trabalho dos fiscais da operação na Avenida Atlântica, em Copacabana. No local, puderam ver como são abordados os motoristas e de que forma são feitos os testes com o etilômetro.

Técnicos de Rondônia estiveram no Rio para acompanhar Operação Lei Seca

Técnicos de Rondônia estiveram no Rio para acompanhar Operação Lei Seca

Segundo o diretor executivo de operações do Detran de Rondônia, Hugo Correia, eles pretendem adaptar o que aprenderam no Rio à realidade do estado.

- Temos muitos acidentes causados pela mistura de álcool e direção. Fazemos operações, mas não com o foco específico na embriaguez. E o que vamos começar a fazer. Esse foi o grande aprendizado da visita - disse Hugo.

Dados da Revista Quatro Rodas mostram que Rondônia tem cerca de 31% mais acidentes do que os demais estados brasileiros, sendo grande parte gerada pela mistura álcool e direção. Segundo o major Marco Andrade, coordenador geral da Operação Lei Seca, um dos diferenciais do trabalho realizado no Rio é o foco na prevenção.

- Estivemos no Fórum da Associação Nacional do Detran para fazermos uma palestra sobre o nosso trabalho. Depois da nossa apresentação, o vice- governador do estado veio falar que mandaria representantes para acompanhar nossas equipes - contou o major.

Na próxima semana, representantes de Alagoas virão ao Rio para aprender com a equipe do estado. A Operação Lei Seca começou em 2009. Até hoje, 597 mil e 46 motoristas foram abordados, sendo 106 mil 436 multados. Dados do Ministério da Saúde revelam que houve uma redução de 32% no número de acidentes no estado.