Contran estuda redução da carga horária depois de pedido das autoescolas que alegam falta de segurança

Márcio Alves, do Metro SP noticias@band.com.br

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda reduzir o número de horas de aulas de direção noturna obrigatórias. Após pedido das autoescolas, o conselho criou um grupo de estudos para analisar a alteração do artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro. O texto obriga os alunos a fazerem um mínimo de 4 horas de aulas práticas após as 18h.

Com a mudança, o número de horas deve cair para apenas uma hora. Além do grupo de estudos, também tramita em Brasília um projeto de lei, do deputado federal Vicentinho (PT), que pede o fim das aulas, que começaram a ser obrigatórias em maio do ano passado.

A medida vem sendo alvo de reclamação das autoescolas, que alegam falta de segurança para instrutores e alunos. Os centros de formação também argumentam que, com o aumento na demanda de alunos, as escolas não conseguem dar conta da procura, o que prolonga o período para que os alunos consigam obter a CNH.

O presidente da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas), Magnelson Carlos de Souza, discutiu as mudanças com o novo diretor do Contran, Júlio Ferraz Arcoverde, na quinta-feira. “O diretor se mostrou favorável à alteração do artigo. Ele entendeu que a obrigatoriedade de 4 horas de aulas noturnas é um exagero”, afirma Souza. De acordo com ele, existe uma grande possibilidade de as mudanças saírem ainda esse ano.

Fonte : http://www.band.com.br/noticias/transito-sp/noticia/?id=100000461233