Medida fez despencar em 12,3 % a venda de motocicletas financiadas em setembro.

Manaus - Na tentativa de conter a inadimplência, os bancos estão dificultando a liberação de crédito para o financiamento de motos em Manaus. Além de restringir a compra por pessoas sem movimentação bancária, financeiras passaram a exigir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ‘cerco’ gerou uma queda de 12,33% no segmento estadual em setembro.

Os clientes que, antes, conseguiam comprar apresentando apenas RG e CPF, hoje precisam apresentar a CNH categoria A, segundo o consultor de vendas da concessionária da Dafra Motos, Paulo Tavares. “Isso está acontecendo porque, quando cobradas, as pessoas dizem que tiraram a moto para um terceiro” disse.

Essa nova política de crédito é responsável pela queda nas vendas em setembro, segundo o gerente geral da Sundown Motos, Felipe Júnior. “O banco BV, que é um dos maiores financiadores do polo de duas rodas, passou a exigir CNH, se o cliente não tem, o banco não concede”.

O vendedor da concessionária da Yamaha, Braga Motos, Juarez Filho, afirma que o panorama do mercado mudou radicalmente do oitavo para o nono mês de 2011. “Agosto foi o melhor mês do ano, já setembro teve uma queda brusca”. Segundo ele, uma das mudanças de um período para outro foi a exigência da CNH. “Antes a BV não pedia carteira, agora só libera se a pessoa for habilitada”.

Fenabrave

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de motos no Amazonas caíram 12,33% em setembro de 2011 em relação ao mesmo mês de 2010. Em comparação a agosto, o comércio de motos no Estado registrou retração de 11,03%. Na comparação entre o acumulado dos primeiros nove meses deste ano e de 2010, houve crescimento de 19,09%. Em setembro de 2011, foram vendidas 1.969 motocicletas, enquanto que no nono mês do ano anterior, o número chegou a 2.246 unidades. Em agosto deste ano, foram registradas as vendas de 2.213 motos. De janeiro a setembro de 2011, as lojas de motos do Estado venderam 18.480 unidades. Já no mesmo período do ano anterior, 15.518 unidades foram vendidas.

Autônomos lideram a inadimplência

Autônomos e pessoas sem movimentação bancária também entraram na ‘lista negra’ das financeiras. “Esse público está como principal responsável pela inadimplência, que está muito alta, por isso os bancos estão restringindo a venda”, disse Paulo Tavares. O consultor de vendas da Dafra informou que a rígida política de aprovação de crédito das financeiras se intensificou em setembro. “A compra sem entrada vem com juros elevados justamente para incentivar a compra com entrada e os clientes que não tem experiência de crédito estão tendo mais dificuldade”, afirma.

O gerente geral da Sundown Motos destacou que, além da exigência da CNH, outros pontos refletiram na retração das vendas de motos. “Os bancos começaram a fazer uma seleção rigorosa, identificando os clientes que estão ‘negativados’ e exigindo movimentação bancária diária ou semanal”, afirmou. O consultor de vendas da concessionária da Honda, Manaus Moto Center, Manoel Neto, confirma que a compra por autônomos ficou mais difícil. “Por financiamento eles quase não conseguem, só mesmo por consórcio”, disse.

Análise

Na opinião do economista Francisco de Assis Mourão, a exigência da CNH para aquisição de motos financiadas deve estar ocorrendo porque pessoas físicas estão concentrando a compra e não estão quitando suas dívidas. “Os bancos estão querendo dizer: ‘se você já comprou moto, não vou mais vender’, os compradores devem estar repassando e alugando as motos, e os bancos estão ficando ‘a ver navios’”, afirmou. Para o especialista, esse recurso serve para garantir segurança às financeiras, evitando assim novos ‘calotes’.